Previsão do tempo em Santa Catarina indica fim de semana de sol e temperaturas em elevação |
Mostra de Fanfarras reúne cerca de 900 alunos da Rede Municipal de Joinville
-
Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -
Evento integra o programa Música na Escola e valoriza o aprendizado musical e o trabalho em equipe entre estudantes do 3º ao 9º ano
Cerca de 900 estudantes da Rede Municipal de Ensino participaram da 1ª Mostra de Fanfarras do programa Música na Escola, promovida pela Secretaria de Educação de Joinville em parceria com o Instituto Arte Maior. O evento foi realizado no Campus Park UniSociesc, no bairro Boa Vista, e contou com a apresentação de 25 fanfarras escolares.
Com repertórios que incluíram músicas nacionais e internacionais, as apresentações foram resultado de meses de ensaio e dedicação dos alunos em conjunto com os professores regentes. A proposta da mostra é promover o intercâmbio entre escolas, incentivar o aperfeiçoamento musical e preparar os estudantes para futuras competições.
“A intenção de uma mostra como essa é para que uma escola veja o trabalho da outra, se inspirem, conheçam novos alunos e queiram cada vez mais melhorar o trabalho, para que lá na frente possam ir para competições”, afirmou o prefeito Adriano Silva durante o evento.
O secretário de Educação, Diego Calegari, reforçou o valor educacional e cultural do projeto. “Os estudantes adoram participar do programa e desenvolvem muitas competências, como o trabalho em equipe, a disciplina e a colaboração, além da música”, destacou.
Para Amanda Cordeiro Maria, de 12 anos, aluna da Escola Municipal Doutor Ruben Roberto Schmidlin, a mostra foi inesquecível. “Fiquei um pouco nervosa no ônibus, mas lembrei das palavras do professor e tive coragem para apresentar. Teve um pouco de erro, mas ninguém percebeu, então fiquei muito feliz”, relatou a estudante.
O programa Música na Escola atende cerca de 1,5 mil alunos no contraturno escolar, promovendo experiências artísticas na área da música e contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. A parceria com o Instituto Arte Maior foi firmada em outubro de 2023, e contempla a formação de fanfarrinhas (3º ao 5º ano), fanfarras (6º ao 9º ano) e aulas de práticas rítmicas.

Deixe seu comentário